FISCALIZAÇÃO / SP multa 9 mil por dia por velocidade
- Paulo Campos
- 13 de nov. de 2017
- 1 min de leitura

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), ligada à gestão João Doria (PSDB), flagrou em menos de uma semana mais de 53 mil motoristas -média de quase 9000 por dia- que excederam a velocidade média permitida em quatro trechos de avenidas da cidade de São Paulo. Essa fiscalização, iniciada em 1º de novembro, visa identificar motoristas que costumam abusar da velocidade e frear só perto dos radares -para escapar das multas. A nova forma para detectar os infratores utiliza radares instalados em dois pontos da via, para calcular a velocidade média dos veículos em determinado percurso.
Os condutores flagrados, porém, não estão sendo multados -devido à falta de respaldo da legislação federal- nem acumularão pontos na carteira de habilitação.
Eles vão receber em casa apenas uma carta de advertência da gestão Doria apontando a necessidade de cumprir as leis de trânsito ao longo de toda a via, e não apenas onde estão os radares.
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) pediu um parecer jurídico para avaliar a possibilidade de regular essa fiscalização no país --permitindo, com isso, multa aos infratores flagrados.
Isso porque, pelo Código de Trânsito Brasileiro, a fiscalização de velocidade deve ser feita no "local". Para alguns do setor, isso impede que a leitura da velocidade seja feita por dois radares diferentes.
Opmerkingen